quinta-feira, 31 de março de 2011

Choque Cultural - Etnocentrismo

Em meio à expansão marítima européia, onde começaram a ser construídas grandes navegações capazes de cruzar oceanos, os países europeus explorando o mundo se deparam com culturas muito diferentes e com seu objetivo de dominar os territórios recém descobertos, destroem muitas dessas culturas. Para os povos nativos das colônias européias, que não esperavam por isso e nunca tinham visto culturas tão diferentes, houve grande espanto. Já os europeus logo que chegavam as colônias já buscavam suas riquezas imediatas e mais tarde começavam a impor sua religião e tradições aos nativos, destruindo a cultura local. A visão européia sobre diferentes culturas era uma visão etnocêntrica, ou seja, eles enxergavam essas culturas pelo ponto de vista de sua própria cultura.


Antes de criticar europeus pela postura tomada diante dos povos nativos das colônias, creio eu que grande parte das pessoas que entram em contato com a cultura indígena estranha muito e considera ela como “atrasada”. Quando nos é apresentado algum conteúdo sobre índios canibais, pensamos o quão não civilizados eles eram e nem ligamos para a parte que fala sobre o motivo que eles faziam isso. Na cultura deles eles achavam que comendo a carne de um forte guerreiro a sua força e sabedoria iria ser repassada para todos que comeram sua carne.

Pois pense você pelo ponto de vista deles, vendo vocês tomarem vinho e comerem pão dizendo que é a carne e sangue de um homem que morreu a mais de dois mil anos. Eles também nos achariam atrasados e
não civilizados quando virem nos cercarmos “nosso terreno”. “Como um homem pode se denominar dono de um pedaço de terra?”. Pois então tomando um ponto de vista neutro diante as varias culturas, não iria apenas preservar as culturas, mas também evitar preconceitos como o racismo, que provém desse tipo de postura etnocêntrica.



Thales de Jesus


Nenhum comentário:

Postar um comentário